Coelogyne flaccida - Orquídea Coelogyne




Orquídea Coelogyne

Coelogyne flaccida





Origem e curiosidades: O grupo das orquídeas Coelogyne abrange cerca de 196 espécies , e a maioria das espécies são fáceis de cultivar e produzem flores duradouras e perfumadas. São plantas muito populares entre orquidófilos amadores por serem de fácil cultivo e crescimento muito rápido. A origem destas orquídeas está no sul da Ásia, abrangendo a Índia, China, Filipinas e Ilhas da Indonésia até o extremo leste da Nova Guiné e ilhas do Pacífico Sul e Leste. Nesta distribuição existem espécies tropicais e espécies de clima temperado e de frio de montanha. A Coelogyne flaccida, que é comercializada pela Flora Monte Claro, ocorre em altitudes de até 2.300 metros, portanto suporta muito bem quase todos os climas do Brasil.










Usos e aplicações: juntamente com as orquídeas do gênero Dendrobium, as Coelogynes também tem sido cultivadas no sul do Brasil até em árvores urbanas, tal é sua popularidade. É comum encontrar plantas com 8, 9, até 10 hastes florais, com flores muito perfumadas. Para cultivo em vasos, é comumente cultivada em cestos de fibra de coco ou amarrada em troncos. Muito fácil de cultivar, tornou-se tão popular que nem sempre se encontram exemplares no comercio. Por ser muito fácil de cultiva e manter, e também por seu rápido crescimento e surpreendente floração é uma orquídea que não pode faltar em nenhuma coleção.









Cultivo: como já citado, para cultivo comercial deve ser cultivado em um cesto de suspensão. O frio das geadas não é fatal, mas se for muito drástico pode matar a planta. No inverno não se deve molhar estas orquídeas – apenas a umidade do ar é suficiente para mantê-la neste período. Na primavera gosta de um pouco mais de água, sem encharcamento, e o melhor substrato para isso é a fibra de coco. Eventualmente pode ter problemas para florir, e isso se dá pela quantidade errada de insolação. Como todas as orquídeas, as coelogynes apreciam ambiente sem luz direta do sol, mas se o local for muito sombreado a planta não irá emitir flores. Se sua planta passar mais de 12 meses sem florir, experimente transferi-la para local com mais luz. É comum que até dois meses após a mudança a planta emita novas hastes florais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário